Por uma ética do cuidado de si: um olhar para os modos de subjetivação na governabilidade do Unilasalle.

Autores

  • Paulo Fossatti Unilasalle, Canoas, RS
  • Dirléia Fanfa Sarmento Unilasalle, Canoas, RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/132

Resumo

O ensaio origina-se das reflexões, saberes e experiências construídas no decorrer da utilização do Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de gestão do Unilasalle. Considera-se a ferramenta de gestão como um dispositivo que produz movimentos, desassossegos, mudanças, vivências, discursos, práticas e resultados que constroem uma ética do cuidado de si, em suas relações múltiplas e em suas estratégias que determinam o exercício da governabilidade institucional e pessoal.

Palavras-chave: Ética do Cuidado; Gestão Estratégica; Instituição de Ensino Superior.

Abstract

The origin of this essay came out of the reflections, knowledge and experiences that came before all through the usage of the Balanced Scorecard (BSC) as a tool of managing the Unilasalle.  A tool of managing  is deemed to be a procedure to bring forth movements, uneasiness, variance, styles of living, utterances, praxes and concrete outcomes able to build an ethics of caring one’s self, within the manifold mutual dealings as well as in the strategies which ascertain exercising  both institutional and personal governance.

Key-words: Ethics of Caring one’s self; Higher Educational Institution; Strategic Management.

Biografia do Autor

Paulo Fossatti, Unilasalle, Canoas, RS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997), graduação em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS (2009); Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (2011). É professor e pesquisador do mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle. Membro da Equipe de Reflexão para a Educação Lassalista na América Latina e Caribe. Tem experiência nas áreas da Educação, da Gestão e da Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Psicologia Social.

Dirléia Fanfa Sarmento, Unilasalle, Canoas, RS

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle (1994), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente está realizando o Pós-Doutorado em Ciências da Educação, pela Universidade do Algarve (Portugal). Possui formação como "Trainer" no Programa de Enriquecimento Instrumental, de Reuven Feuerstein. É professora em Cursos de Graduação e Pós- Graduação do Centro Universitário La Salle, Mestrado em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem na modalidade presencial e a distância, práticas educativas e formação do professor. Exerce a função de Diretora de Extensão, Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário La Salle.

Downloads

Edição

Seção

Artigos