Desenvolvimento de competências do profissional envolvido em atendimento de homecare: um estudo de caso

Autores

  • Angelita Viegas Sieradzki PUCRS
  • Ana Clarissa M. Z. dos Santos UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.18316/1471

Palavras-chave:

Competências individuais, Competências coletivas, Homecare

Resumo

O serviço de homecare tem crescido no Brasil e compreende um conjunto de procedimentos hospitalares realizados na casa do paciente, proporcionando atendimento individualizado e melhoria na qualidade de vida. Este artigo visa identificar competências individuais e coletivas de profissionais que atuam neste serviço, a partir de um estudo de caso. Foi selecionado um caso de um paciente pediátrico que, após o nascimento, ficou internado e, após alta hospitalar, há seis anos, utiliza o regime de homecare. Foram entrevistados profissionais que atuam no caso, bem como um familiar do paciente. Os resultados apontam que, para o atendimento domiciliar, não é suficiente conhecimento teórico e habilidade para colocá-lo em prática, mas destacou-se a questão atitudinal do profissional, que busca qualificar-se e aprimorar sua atuação junto aos pacientes. Para minimizar a carência relacionada ao compartilhamento de competências, uma vez que os profissionais normalmente trabalham sozinhos em cada plantão, sugere-se que a empresa prestadora do serviço utilize alguma ferramenta de que todos os envolvidos possam participar, seja presencialmente, seja de forma remota.

Biografia do Autor

Ana Clarissa M. Z. dos Santos, UNISINOS

Doutora em AdministraçãoBolsista PNPD - Capes

Downloads

Publicado

2014-04-14

Edição

Seção

Dossiê