Neorrepublicanismo: Liberdade e Virtude Cívica em Philip Pettit e em John Pocock
DOI:
https://doi.org/10.18316/1654Palavras-chave:
Republicanismo, Liberdade, Virtude Cívica, John Pocock, Philip PettitResumo
Este artigo busca compreender a noção de liberdade em dois autores do neorrepublicanismo, John Pocock e Philip Pettit, bem como procura analisar qual a relação que os autores estabelecem entre a liberdade política ea virtude cívica. Pocock trabalha com a perspectiva de um republicanismo cívico e advoga a ideia de que a participação política do cidadão e a liberdade tem um valor intrínseco. Na tradição republicana, Pettit desenvolve a perspectiva neorromana, que entende a participação política de modo instrumental na defesa da liberdade política. O constitucionalismo republicano, juntamente com a democracia contestatória, poderia garantir o ideal de liberdade como não dominação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.