Violência e seus múltiplos condicionamentos históricos: perfil da mulher vítima de violência doméstica no Brasil, Rio Grande do Sul e Caxias do Sul
DOI:
https://doi.org/10.18316/1773Palavras-chave:
Violência doméstica, mulher, condicionamentos históricosResumo
Uma breve revisão de estudos sobre a violência contra a mulher na sociedade brasileira sinaliza que este fenômeno social é resultado de vários condicionamentos, uma vez que análises realizadas têm evidenciado variadas correlações entre os dados. Diante disso, o objetivo deste artigo é estudar o perfil de mulheres vítimas de violência no Brasil, Rio Grande do Sul e em Caxias do Sul, estratificado por faixa etária, raça e grau de escolaridade. A análise quantitativa é feita com os dados do SINAM, RAIS, FIRJAN e do IBGE para o ano de 2012. As análises indicaram que o perfil das mulheres vitimadas pela violência doméstica é composto por crianças e mulheres jovens até 39 anos, negras ou pardas e com baixa escolaridade. Parece não haver associação imediata entre violência doméstica e desenvolvimento socioeconômico (medido pelo IFDM).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.