Multiplicidade de 'pobrezas' nas politicas públicas contemporâneas: contribuições do construcionismo social e da teoria ator-rede (tar)!

Autores

  • Jacy Corrêa Curado Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Mary Jane Spink

DOI:

https://doi.org/10.18316/1815

Palavras-chave:

pobreza, multiplicidade, políticas públicas, construcionismo social, teoria ator-rede

Resumo

Este artigo apresenta a pobreza como múltipla e complexa, performada por uma rede de materiais heterogêneos das políticas públicas contemporâneas. O delineamento metodológico utilizado se apoia na abordagem do construcionismo social, que entende a realidade como construída por meio de vários instrumentos no curso de uma série de diferentes práticas. Para compreender a Política Pública de Enfrentamento à Pobreza como uma rede heterogênea de atores humanos e não humanos via o Programa Bolsa Família, articulou-se ainda um diálogo com algumas pontuações da Teoria Ator-Rede e referenciais epistemológicos que questionam os fundamentos ontológicos de verdade e realidade por meio da noção de multiplicidade. A partir das observações, entrevistas, conversas e leituras de documentos públicos das ações do Programa Bolsa Família, descrevemos três versões de “pobreza”: a pobreza calculada, a cadastrada e a controlada. Essas versões coexistem entre si, e não devem ser entendidas de forma isolada de tal modo que, somadas, produziriam um todo ou comporiam um retrato da “pobreza” homogênea, estável e permanente, apreendida por uma diversidade de olhares e perspectivas. Ao contrário, propomos aqui se trate de uma multiplicidade de “pobrezas”. Pontuamos que as conexões e bifurcações entre as versões de pobrezas produzidas pelas materialidades e socialidades da rede heterogênea das Políticas Públicas de Enfrentamento à Pobreza irão trazer contribuições ao olhar psicossocial que poderá desestabilizar, desterritorializar e flexibilizar as noções tradicionais de pobre e pobreza.

Biografia do Autor

Jacy Corrêa Curado, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Curso de Graduação em Psicologia. Programa de Mestrado em Sociologia. Faculdades de Ciências Humanas.

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Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos