A ética laica de Rorty: uma interpretação
DOI:
https://doi.org/10.18316/184Palavras-chave:
Ética, Identidade narrativa, Humanismo, EducaçãoResumo
O artigo aborda a ética laica de Rorty sob dois ângulos convergentes: [i] como uma contribuição peculiar à filosofia, devido à concepção do ser humano como um centro de gravidade de narrativas, e [ii] como um legado humanista, devido ao respeito e ao cuidado com a vida individual e social. Sob essas perspectivas, a ética laica resulta ser um aporte para a reflexão educacional.
Palavras-chave: Ética; Identidade narrativa; Humanismo; Educação
Abstract
The article broaches the laic ethic by Rorty under two convergent angles: [i] as a peculiar contribution to the philosophy, due to the conception of the human being as a center of gravity of narratives, and [ii] as a humanist legacy, due to the respect and to the care with the individual and social life. Under these perspectives, the laic ethic is the result of a contribution for an educational reflection.
Keywords: Ethic; Narrative identity; Humanism; Education.Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.