A concepção coletiva da justiça como equidade de John Rawls
DOI:
https://doi.org/10.18316/1915Palavras-chave:
John Rawls, Uma teoria da Justiça, Comunitaristas, Teoria da Justiça ColetivaResumo
Pode-se observar que parte da crítica comunitária à concepção de justiça em John Rawls centra-se na relação entre indivíduo e sociedade presente em Uma teoria da Justiça. O objetivo deste trabalho é, a partir da crítica comunitária a Rawls, apresentar o modelo que ele desenvolve em Uma Teoria da Justiça, buscando dar relevo ao forte componente coletivista de sua formulação teórica. Para fins de organização, construímos o texto visando discutir e responder os seguintes questionamentos: O que Rawls entende por Justiça? A Teoria da Justiça prescinde da comunidade? Existe um conflito entre indivíduo e sociedade nesse contexto? Qual a importância desse debate para a validade externa do modelo teórico e institucional rawlsiano?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.