Entre trilhas de saúvas, a emergência do sujeito: O grupo psicoterapêutico no contexto escolar

Autores

  • João Elias Cury Júnior UNESP - Assis, SP

DOI:

https://doi.org/10.18316/2115

Palavras-chave:

Educação, Psicanálise, Grupo Psicoterapêutico, Saúde Coletiva

Resumo

O discurso médico tem permeado a escola quanto a propor a medicação para solucionar impasses de conduta apresentados por estudantes, além das conhecidas estratégias disciplinadoras que visam à modelagem de comportamentos. O artigo reflete sobre este contexto ao apresentar uma experiência conduzida em escola pública, com crianças da 5ª série, sob a modalidade de grupo psicoterapêutico, tendo a psicanálise de Freud-Lacan orientado seu percurso. Um dos efeitos do dispositivo foi o reposicionamento de alguns dos seus membros frente a seus impasses no contexto escolar.

Biografia do Autor

João Elias Cury Júnior, UNESP - Assis, SP

Mestrando em Psicologia Social no Programa de Pós-Graduação da UNESP, Campus de Assis, SP. Graduação em Filosofia,Letras e Psicologia pela UNESP.

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Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos