Entre trilhas de saúvas, a emergência do sujeito: O grupo psicoterapêutico no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.18316/2115Palavras-chave:
Educação, Psicanálise, Grupo Psicoterapêutico, Saúde ColetivaResumo
O discurso médico tem permeado a escola quanto a propor a medicação para solucionar impasses de conduta apresentados por estudantes, além das conhecidas estratégias disciplinadoras que visam à modelagem de comportamentos. O artigo reflete sobre este contexto ao apresentar uma experiência conduzida em escola pública, com crianças da 5ª série, sob a modalidade de grupo psicoterapêutico, tendo a psicanálise de Freud-Lacan orientado seu percurso. Um dos efeitos do dispositivo foi o reposicionamento de alguns dos seus membros frente a seus impasses no contexto escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.