Marcas da futebolização no torcedor pós-moderno: a condição flâneur

Rodrigo Koch

Resumo


Este ensaio dá indicativos do comportamento de jovens torcedores pós-modernos de futebol que têm sua relação com os clubes e os ídolos da modalidade principalmente através dos veículos midiáticos. O objetivo deste estudo preliminar, que deverá produzir novos trabalhos no futuro, é discutir como está configurado o jovem torcedor de futebol na contemporaneidade, diante dos processos globalizadores, utilizando como base o conceito defendido por Giulianotti no qual ele aponta quatro categorias distintas de torcedores: fanático, seguidor, fã e flâneur. Nossa análise se debruça sobre a última categoria, que acreditamos ser a mais crescente entre jovens e que implicará mudanças no mercado futebolístico nas próximas décadas. Há indícios de mudanças no comportamento das próximas gerações de torcedores de futebol.

Palavras-chave


Juventude; Torcedores; Futebol; Flâneur; Contemporaneidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2238-9024.15.11

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9024

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000

 

Indexadores

DiadorimLatindex