Marcas da futebolização no torcedor pós-moderno: a condição flâneur
DOI:
https://doi.org/10.18316/2238-9024.15.11Palavras-chave:
Juventude, Torcedores, Futebol, Flâneur, Contemporaneidade.Resumo
Este ensaio dá indicativos do comportamento de jovens torcedores pós-modernos de futebol que têm sua relação com os clubes e os ídolos da modalidade principalmente através dos veículos midiáticos. O objetivo deste estudo preliminar, que deverá produzir novos trabalhos no futuro, é discutir como está configurado o jovem torcedor de futebol na contemporaneidade, diante dos processos globalizadores, utilizando como base o conceito defendido por Giulianotti no qual ele aponta quatro categorias distintas de torcedores: fanático, seguidor, fã e flâneur. Nossa análise se debruça sobre a última categoria, que acreditamos ser a mais crescente entre jovens e que implicará mudanças no mercado futebolístico nas próximas décadas. Há indícios de mudanças no comportamento das próximas gerações de torcedores de futebol.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.