As experiências de um ex-detento à luz da aprendizagem transformadora

Thales Batista de Lima, Gabriela Tavares dos Santos, Diogo Henrique Helal

Resumo


Este estudo trata do processo de aprendizagem de um sujeito que vivenciou experiências em uma organização marginal, àquelas que não se enquadram no contexto empresarial. Nesse caso, o intuito é compreender as experiências vivenciadas por um ex-detento à luz da teoria Este estudo trata do processo de aprendizagem de um sujeito que vivenciou experiências em uma organização marginal, àquelas que não se enquadram no contexto empresarial. Nesse caso, o intuito é compreender as experiências vivenciadas por um ex-detento à luz da teoria da aprendizagem transformadora desenvolvida por Jack Mezirow. Abordam-se os dois eixos conceituais centrais para realização da pesquisa, que são a aprendizagem transformadora e as experiências. A partir dos relatos experienciais do indivíduo entrevistado se pôde refletir do quanto foi possível transformar sua visão de mundo. Para tanto, o estudo é caracterizado por uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório por meio da análise interpretativa e compreensiva dos relatos. Para tanto, a discussão dos resultados é estruturada nas três dimensões: Perspectivas de significado, Domínios de aprendizagem e Tipos de reflexão. Assim, conclui-se que as experiências vivenciadas pelo ex-detento demonstram uma inspiração de transformações no seu aprendizado.


Palavras-chave


Organização marginal; Transformação; Experiências.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2238-9024.15.17

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9024

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000

 

Indexadores

DiadorimLatindex