Do lixo à reciclagem: Ressignificando saberes e fazeres

Autores

  • Nara Grivot Cabral Centro Universitário Metodista-IPA
  • Isabel Cristina Vargas Centro Universitário Metodista-IPA
  • Isabel Cristina Fagundes Centro Universitário Metodista-IPA
  • Franciele Biscarra dos Santos Centro Universitário Metodista – IPA
  • Nathalia Contursi Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.22

Palavras-chave:

Sociedade de consumidores, Lixo e reciclagem, Unidade de Triagem, Psicologia Social.

Resumo

Atualmente, vivemos um modelo de desenvolvimento focado no individualismo exacerbado, no consumismo, no desperdício e na desigualdade social. Essas situações têm exigido da sociedade e dos gestores públicos respostas não apenas técnicas, mas, principalmente, humanas. Este trabalho apresenta a experiência extensionista dos acadêmicos do curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista - IPA em uma Unidade de Triagem de resíduos sólidos em Porto Alegre (RS), desenvolvida mediante inserções informais e do Grupo Comunitário.

Biografia do Autor

Nara Grivot Cabral, Centro Universitário Metodista-IPA

Psicóloga, Doutora em Educação, professora de ensino superior no Centro Universitário Metodista – IPA, em Porto Alegre/RS, vinculada ao curso de Psicologia, coordenando o projeto de extensão Costurando Identidades, desde 2014. Integra a coordenação executiva da organização não-governamental Moinhos da Cidadania: Projetos de Desenvolvimento Social, desde abril de 2015. Contato: naragrivot@hotmail.com ou nara.cabral@metodistadosul.edu.br

Isabel Cristina Vargas, Centro Universitário Metodista-IPA

Estudante de Psicologia e bolsista de extensão no projeto Costurando Identidades, do Centro Universitário Metodista – IPA. Contato: belvargas2002@yahoo.com.br.

Isabel Cristina Fagundes, Centro Universitário Metodista-IPA

Psicóloga e voluntária no projeto de extensão Costurando Identidades, do Centro Universitário Metodista – IPA. Contato: fagundesisabel@gmail.com.

Franciele Biscarra dos Santos, Centro Universitário Metodista – IPA

Estudante de Psicologia e voluntária no projeto de extensão Costurando Identidades, do Centro UniversitárioCosturando Identidades, do Centro Universitário Metodista – IPA. Contato: franciele_biscarra@hotmail.com.

Nathalia Contursi Ribeiro

Estudante de Psicologia, realizando o Estágio Profissionalizante I no projeto de extensão Costurando Identidades, do Centro Universitário Metodista – IPA. Contato: nathaliacontursi@gmail.com.

Downloads

Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Dossiê