Um estudo das agências bancárias no COREDE Vale do Rio dos Sinos a partir da Teoria da Localização: 1995-2005
DOI:
https://doi.org/10.18316/302Palavras-chave:
Agências bancárias, CONSINOS, Teoria da localização.Resumo
O propósito desse artigo é identificar as variáveis explicativas da localização das agências bancárias no Conselho Regional de Desenvolvimento Econômico (COREDE) do Vale do Rio dos Sinos (CONSINOS), no período 1995-2005. Ao analisar o caso do Rio Grande do Sul, observa-se que de 1.158 agências bancárias instaladas em 1995, esse número passou para 1.322 em 2005, o que representa um crescimento de 14%. Ao pesquisar esses mesmos dados para o CONSINOS, que possui 8,92% do total de agências localizadas no estado, obtém-se o mesmo índice de 14% de crescimento nesse mesmo período. Ou seja, houve uma ampliação de 103 para 118 agências, distribuídas entre os municípios integrantes, com destaque para as cidades de Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo, que, em 2005, mantinham, respectivamente, 26, 29 e 19 agências de bancos comerciais, incluindo instituições públicas e privadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.