Capitão América: o herói mitológico estadunidense
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i34.3027Palavras-chave:
Mito, Superaventuras, Cultura Estadunidense, Capitão América.Resumo
Vivemos em uma sociedade secularizada, os mitos dos antigos povos perderam prestigio perante o homem contemporâneo, todos os seus ensinamentos e máximas morais estão desprovidos de sentido na sociedade pós-moderna. O que se pretende apresentar nesta pesquisa de natureza teórica e de cunho bibliográfico é a função do mito presente tanto nas culturas da antiguidade como a sua função presente nas narrativas das superaventuras, que vem assumir o papel das antigas mitologias, carregando de simbologia e sacralidade elementos da cultura contemporânea e discutindo temas sociais e históricos de forma crítica e teórica. Aborda-se nesse trabalho o personagem das histórias em quadrinhos Capitão América, desde sua criação até os elementos históricos e sociais que acabaram sendo introduzidos durante a cronologia de suas histórias, caracterizando-o como o mito da nação estadunidense. O super-herói americano assume como características todos os ideais e máximas da cultura e da ideologia norte-americana, servindo assim como os antigos heróis mitológicos como um exemplo a ser seguido pelo povo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.