Histórias em quadrinhos como fonte de pesquisa: uma análise sócio-histórica acerca do graphic novel “Batman: a piada mortal”
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i34.3183Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Fontes de Pesquisa, Graphic Novel, Batman, a piada mortal, Pesquisa Sócio-histórica.Resumo
Este trabalho propõe uma discussão acerca da utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como fontes de pesquisa sócio-histórica. Tal debate promoverá uma análise sobre alguns aspectos referentes à criação do graphic novel Batman: A Piada Mortal de Alan Moore como ponto de referência. A criação, e sua estética e ainda uma reflexão sobre alguns personagens principais da trama exposta nesta história em quadrinhos permitirão uma observação mais detalhada da relevância existente em sua narrativa, e sua importância como fonte documental. Para este fim, será realizada uma investigação sobre a arte sequencial mediante um estudo nos campos científicos da história, com Chartier e da semiologia, com Barthes, com o objetivo de demonstrar como os aspectos visuais e “não visuais” (escrita) interligam-se na construção de diferentes sentidos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.