Perspectivas da educação de jovens e adultos no sistema prisional.
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i35.3259Palavras-chave:
Educação no Sistema Prisional, Educação de Jovens e Adultos, Formação Continuada de Professores.Resumo
Este artigo reflete sobre possibilidades da educação voltadas ao sistema prisional, com foco nos princípios da Educação de Jovens e Adultos, principalmente nas perspectivas apontadas nos estudos de Dresch (2012) e Sant’Anna (2009), além dos trabalhos de Graciano (2005 e 2013). A educação nos presídios ou ‘locais de restrição das liberdades’, considerada enquanto um direito e dever do Estado, constitui-se num grande e atual desafio para sociedade brasileira e para que ocorra a contento, necessita de um processo continuado de formação dos professores e demais Agentes do Estado que atuam nesses contextos. Os princípios da EJA que envolvem o diálogo, a escuta e a construção coletiva são basilares nas práticas educacionais, e, também, na orientação e condução dos processos da formação dos professores que atuam nesses lugares de privação das liberdades, porque esses requerem muito da criatividade, diálogo, entendimento e conhecimento.
Palavras-Chave: Educação no Sistema Prisional; Educação de Jovens e Adultos; Formação Continuada de Professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.