Perspectivas da educação de jovens e adultos no sistema prisional.

Autores

  • Sita Mara Lopes Sant' Anna Universidade Estadual do Rio grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i35.3259

Palavras-chave:

Educação no Sistema Prisional, Educação de Jovens e Adultos, Formação Continuada de Professores.

Resumo

Este artigo reflete sobre possibilidades da educação voltadas ao sistema prisional, com foco nos princípios da Educação de Jovens e Adultos, principalmente nas perspectivas apontadas nos estudos de Dresch (2012) e Sant’Anna (2009), além dos trabalhos de Graciano (2005 e 2013). A educação nos presídios ou ‘locais de restrição das liberdades’, considerada enquanto um direito e dever do Estado, constitui-se num grande e atual desafio para sociedade brasileira e para que ocorra a contento, necessita de um processo continuado de formação dos professores e demais Agentes do Estado que atuam nesses contextos. Os princípios da EJA que envolvem o diálogo, a escuta e a construção coletiva são basilares nas práticas educacionais, e, também, na orientação e condução dos processos da formação dos professores que atuam nesses lugares de privação das liberdades, porque esses requerem muito da criatividade, diálogo, entendimento e conhecimento.

Palavras-Chave: Educação no Sistema Prisional; Educação de Jovens e Adultos; Formação Continuada de Professores.

Biografia do Autor

Sita Mara Lopes Sant' Anna, Universidade Estadual do Rio grande do Sul

Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, na Unidade Universitária em São Francisco de Paula. Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS.

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Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos