Educação em valores morais no ensino fundamental: juízos de professoras sobre a virtude da justiça

Autores

  • Leandra Lúcia Moraes Couto Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Heloisa Moulin de Alencar Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Marcelo Menezes Salgado Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i35.3372

Palavras-chave:

Educação em Valores Morais, Teoria Piagetiana, Justiça, Ensino Fundamental, Concepção de Professores.

Resumo

Investigamos os juízos de professoras de ensino fundamental acerca do valor moral da justiça. Realizamos entrevistas, semiestruturadas, com seis professoras de uma escola municipal de Vitória, ES. Os dados foram analisados com base na teoria piagetiana e na sistematização proposta por Delval. A maioria dos exemplos de injustiça mencionados trata da injustiça social, e os de justiça aborda a igualdade. Grande parte das entrevistadas considera um dever ensinar a justiça, bem como justifica tal afirmação pela função da escola. Todas as docentes ponderam que o professor deve tomar uma atitude quando um aluno não respeita uma regra. Com relação à atitude que o professor deve tomar, obtivemos respostas que abordam um encaminhamento do problema ocorrido. Por meios dos dados, verificamos que a concepção de justiça das participantes possui características da moral autônoma. No entanto, questionamos se as práticas das docentes favorecem o desenvolvimento de indivíduos autônomos.

Biografia do Autor

Leandra Lúcia Moraes Couto, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/Vitória, ES).

Heloisa Moulin de Alencar, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Psicologia. Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSD) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM) da UFES. Pesquisadora Capixaba da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), bolsa suspensa em março/2017. Bolsista da CAPES do Programa Estágio Sênior no Exterior em março/2017 (proc. nº 88881.118916/2016-01) na University of California, Berkeley.

Marcelo Menezes Salgado, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

Professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos