Uma breve discussão sobre a relação da educação com o crescimento econômico

Autores

  • Moisés Waismann Universidade de Caxias do Sul Centro Universitário La Salle
  • Adalberto Ayjara Dornelles Filho Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/373

Palavras-chave:

Economia, Ensino superior, Mercado de trabalho, Remuneração, Reestruturação produtiva.

Resumo

O trabalho tem como objetivo verificar a interligação entre educação e crescimento econômico. As variáveis selecionadas foram a quantidade de Instituições de Ensino Superior e concluintes, os vínculos com ensino superior no mercado formal de trabalho, a remuneração e o valor do Produto Interno Bruto. Utiliza-se ferramentas da estatística descritiva e aplicada para verificar a relação que estes conceitos estabelecem entre si e o crescimento econômico. Observou-se que na medida que aumenta o número de trabalhadores com o ensino superior, a apresenta uma trajetória de queda

Biografia do Autor

Moisés Waismann, Universidade de Caxias do Sul Centro Universitário La Salle

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFGRS (1990). Professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2004. Pesquisador e coordenador do Observatório do Trabalho da UCS. Professor do Centro Universitario La Salle desde 2012. Pesquisador do Observatório Unilasalle. Investiga assuntos relacionados ao mercado de trabalho, a economia da educação, as políticas públicas e ao ensino superior.

Adalberto Ayjara Dornelles Filho, Universidade de Caxias do Sul

É licenciado em Física (UFRGS, 1992), mestre em Matemática Aplicada (UFRGS, 1999) e especialista em Estatística (UCS, 2009). É professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2000. Tem experiência na área de Estatística e Matemática Aplicada. Atualmente é pesquisador do "Observatório do Trabalho" onde estuda o mercado de trabalho em Caxias do Sul e suas implicações sociais e econômicas.

Downloads

Publicado

2012-12-26

Edição

Seção

Artigos