Participação e deliberação: divergências e tensões no campo das teorias alternativas da democracia
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i38.4257Palavras-chave:
Teoria da democracia, participação, deliberaçãoResumo
É já bastante consagrado na teoria política o debate acerca das críticas feitas pelas chamadas teorias alternativas da democracia à perspectiva liberal hegemônica e seu modelo minimalista. Não é muito comum, no entanto, a discussão em torno de divergências no interior do campo alternativo. Neste trabalho nos propomos a apresentar as principais tensões e pontos de distanciamento entre duas das principais teorias alternativas da democracia: a teoria deliberativa e a participativa. Ambas partem do mesmo lugar: buscam apontar os significativos limites da abordagem hegemônica na tentativa de ampliar o horizonte normativo da teoria democrática. No percurso que leva à ampliação da democracia, no entanto, assim sustentamos, se distanciam. Tentaremos mostrar que esse distanciamento ocorre em torno de quatro elementos centrais: o lugar da participação, da soberania popular, dos conflitos e das desigualdades sociais nessas duas teorias. Buscaremos entender se esses pontos de tensão negam o caráter de continuidade entre as duas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.