Lições sobre pesquisa em Thompson e Hobsbawm

Autores

  • Maria das Dores Cardoso Frazão Universidade do Vale do Rio dos Sinos (aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação) e Universidade Federal do Maranhão (docente). http://orcid.org/0000-0002-9367-739X

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i38.4454

Palavras-chave:

Pesquisa, trabalho, leitura

Resumo

Ao longo de uma pesquisa temos contato com autores/as que nos ajudam a pensar o objeto de estudo. Sendo assim, durante o processo formativo de curso de doutorado, a autora deste artigo analisou as obras Costumes em Comum: estudos sobre a cultura popular tradicional e A formação da classe operária Inglesa, de Edward Palmer Thompson, e Mundos do trabalho: novos estudos sobre a história operária, de Eric Hobsbawm. As análises suscitaram reflexões sobre a utilização de conceitos, bem como sobre as implicações do pesquisador com a pesquisa; além de possibilidades de interpretar e transformar o mundo, questões inerentes ao ato de pesquisar.

Biografia do Autor

Maria das Dores Cardoso Frazão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação) e Universidade Federal do Maranhão (docente).

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão; Mestra em Educação pela UFMA e doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

Artigos