Partidos políticos, representação e estrutura organizacional partidária: um debate conceitual
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i41.4998Palavras-chave:
Partidos políticos, representação, organização partidáriaResumo
O presente artigo busca fazer uma discussão teórica sobre o surgimento dos partidos políticos, sua utilidade como principais meios de representação democrática, além de ressaltar sua organização com base em fatores internos a partir das concepções de alguns autores como Giovanni Sartori, Maurice Duverger e Robert Michels. Para tanto, resgata a emergência e a necessidade de métodos representativos que suprissem as demandas da sociedade pelo pensamento de Hannah Pitkin e Bernard Manin. Somando a isso, esta argumentação traz à tona o processo ideológico, isto é, de identidade partidária, bem como a identificação pessoal por parte do eleitorado através da figura do candidato. Estas questões possibilitam a visualização de duas abordagens que tratam os partidos políticos como instituições dotadas de fragilidade institucional, ou então, de atributos que os tornam em um meio representativo forte. Nesse sentido, disponibiliza um breve histórico dos partidos no Brasil que mostra suas especificidades em “solo verde e amarelo”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.