Corpo e paladar: o sabor do que vinga para todos os gostos

Autores

  • Anna Paula Soares Lemos PPGHCA/ UNIGRANRIO
  • Joaquim Humberto Coelho de Oliveira PPGHCA - UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i45.6298

Palavras-chave:

Paladar, vingança, subjetividade, justiça

Resumo

Na filosofia do gosto, na literatura e no cinema o paladar se associa às práticas de si e de justiça. As expressões “você é o que você come” e “a vingança é um prato quente [...]” são por si capazes de trazer evidências a esse fato. As duas situações citadas, por sua vez, exemplificam o duplo sentido do termo vingar. Quando se vinga, o que ainda não é passa a ser, e o mal que foi feito é retribuído. Neste artigo, oportunizando essas coincidências, é proposto analisar os efeitos que o paladar como categoria da antropologia da alimentação promove nos limites epistemológicos do conhecimento. A associação do saber com o sabor movimenta o domínio exercido pela lógica asséptica da visão. A inevitável menção ao corpo conduzida por esse modo de saber oferece às questões da prática de si e da justiça possibilidades antes descartadas pelas visões metafísicas sobre a subjetividade e o direito.

Biografia do Autor

Anna Paula Soares Lemos, PPGHCA/ UNIGRANRIO

Doutora e Mestre em Literatura Comparada na Faculdade de Letras - Depto. de Ciência da Literatura da UFRJ, integra o grupo de pesquisa Formação do Brasil Moderno: literatura, cultura e sociedade, certificado pela UFRJ e registrado no diretório da CNPq, atuando na linha de pesquisa Literatura e Imagem. Atualmente é Professora Adjunta 1 do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Inter-Humanitas, PPGHCA/UNIGRANRIO, faz parte do Núcleo de Formação Geral da universidade. É também professora dos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, defendeu no Mestrado a dissertação "Ariano Suassuna, o palhaço-professor" publicada pela Editora Multifoco. No Doutorado -- com bolsa de pesquisa CNPq e PDEE- Capes -- também em Literatura Comparada na Faculdade de Letras - Depto de Ciência da Literatura da UFRJ defendeu a tese "Anotações de um diretor: o cinema de Federico Fellini na televisão" com pesquisa feita na La Sapieza di Roma, no Centro Sperimentale de Cinematografia di Roma e na Fondazione Federico Fellini em Rimini. É lider do grupo de pesquisa IMAGEMNO - Imagens, Memórias e Narrativas Oníricas. Interesses de pesquisa: Narrativas audiovisuais, Cinema e cultura Italiana, Literatura e imagem.

Joaquim Humberto Coelho de Oliveira, PPGHCA - UNIGRANRIO

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor do Programa de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar: Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO; professor na Escola de Ciências Sociais e Aplicadas - Curso de Bacharel em Direito e da Escola de Ciências da Saúde - Curso de Psicologia da UNIGRANRIO; professor do Curso de Bacheral em Direito do UNIFESO. Tem experiência na área de Filosofia e Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Artigos