O peso do Estado no desenvolvimento da sociedade brasileira: a interpretação de Raymundo Faoro e Fernando Henrique Cardoso

Autores

  • Pollyanna Paganoto Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camilla dos Santos Nogueira
  • Rodrigo Emmanuel Santana Borges

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i46.6683

Palavras-chave:

Estamento burocrático, burguesia de Estado, anéis burocráticos, Raymundo Faoro, Fernando Henrique Cardoso

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo evidenciar as relações entre o pensamento de Raymundo Faoro e de Fernando Henrique Cardoso no que tangem ao papel da burocracia estatal no desenvolvimento da nação. Analisando a obra “os donos do poder” de Faoro e um conjunto mais amplo de trabalhos de Cardoso, buscamos evidenciar as semelhanças e dissimilitudes no pensamento dos dois autores. Percebemos que, a despeito de discordarem com relação à autonomia da burocracia frente às classes, o conceito de “estamento burocrático” de Faoro se aproxima às categorias de “burguesia de Estado” e “anéis burocráticos” de Cardoso, de modo que ambos concordam com a impossibilidade de se compreender o desenvolvimento capitalista no Brasil sem levar em consideração as forças políticas que dominam a nação.

Biografia do Autor

Pollyanna Paganoto Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Atualmente é professora substituta do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Camilla dos Santos Nogueira

Doutora em Política Social pela UFES. Atualmente é economista da equipe técnica de acompanhamento das ações socioeconômicas de recuperação da Bacia do Rio Doce, porção capixaba, alocada na Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo.

Rodrigo Emmanuel Santana Borges

Doutor em Economia Internacional e Desenvolvimento pela Universidad Complutense de Madrid. Bolsista de pós-doutorado (EDITAL FAPES/CAPES N. 10/2018 – PROFIX 2018) no Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da UFES.

Downloads

Publicado

2021-04-29

Edição

Seção

Artigos