A essência dos Heróis Marvel: as armas como pedra fundamental

Autores

  • Adriano Izhar Cansanção Universidade Federal de Pernambuco
  • Denilson Bezerra Marques Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco, onde integra o corpo permanente do Mestrado em Gestão Pública (MGP).

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i47.6968

Palavras-chave:

Vingadores, percurso gerativo de sentido, imagem-sintoma

Resumo

O artigo expõe a apologia bélica realizada por 23 filmes de um estúdio de cinema. As personagens dominam ou se tornam armas. O aspecto bélico é evidenciado em um método de análise semiótica e a principal contribuição do estudo é aprofundar o significado atribuído às armas. Ator e objeto são unidos em um processo de essencialização para proteger a terra natal. A análise detecta um problema: a plateia interage com os ícones fílmicos sem perceber a ideologia das armas.

Biografia do Autor

Adriano Izhar Cansanção, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Guararapes, formado em Comunicação Social - Jornalismo - pela Unversidade Católica de Pernambuco.

Denilson Bezerra Marques, Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco, onde integra o corpo permanente do Mestrado em Gestão Pública (MGP).

Psicanalista com graduação (1995) e mestrado (2000) em Administração e doutorado (2006) em Sociologia ambos os títulos acadêmicos pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

Artigos