A violência bioétnica e os pescadores artesanais da Baía de Guanabara e a Marinha do Brasil

Autores

  • Cesar Bernardo Ferreira Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC RJ. Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO). http://orcid.org/0000-0002-2304-495X
  • Cleonice Puggian Doutora em Educação (Universidade de Cambridge, Inglaterra), Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i44.6986

Palavras-chave:

Pescadores artesanais, Marinha do Brasil, violência bioétnica, vulnerabilidade socioambiental

Resumo

O artigo retrata questões relacionadas à violência envolvendo pescadores artesanais e a Marinha do Brasil na baía de Guanabara, Rio de Janeiro. O manuscrito examina como essa violência altera o cotidiano desses trabalhadores, pois o cenário em que acontecem as violências é caracterizado pela ocupação do espaço marinho pelo poder federal. Quanto ao enfoque metodológico da pesquisa decidiu-se pela metodologia etnográfica de cunho qualitativo com a participação de 20 pescadores. As ferramentas de coleta de dados foram a observação participante e a entrevista etnográfica. Os resultados da presente pesquisa apontam para diversos casos de pescadores artesanais vitimados por armas de fogo pelos militares da Marinha, por conta da invasão do espaço marinho delimitado pelas normas de segurança dos aquartelamentos militares.

Biografia do Autor

Cesar Bernardo Ferreira, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC RJ. Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO).

Cesar Bernardo Ferreira

Endereço de e-mail: cesarbiologo@hotmail.com

Doutor em Humanidades, Culturas e Artes, Universidade do Grande Rio Professor José de
Souza Herdy (UNIGRANRIO), Docente da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio
de Janeiro (SEEDUC)

Downloads

Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Artigos