“Minha própria vivência é minha militância”: análise da violência sofrida por militantes LGBT em Belém do Pará

Autores

  • Manoel Rufino David de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Joyce Leonardo Pontes Uniasselvi e Uninter

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i46.7767

Palavras-chave:

Violência, militantes LGBT, Belém do Pará

Resumo

o presente estudo visa analisar as violências sofridas por ativistas LGBT no contexto da cidade de Belém, Estado do Pará. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo mediante entrevistas semiestruturadas com cinco pessoas que se identificaram como ativistas LGBT belenenses. Ao final, concluiu-se que a militância LGBT é permeada pela violência, de caráter complexo e multidimensional, que afeta o indivíduo social, interpessoal e intraindividualmente.

Biografia do Autor

Manoel Rufino David de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (UFPA. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor universitário na Universidade Federal do Pará (UFPA), na Faculdade Faci Devry Belém e na Escola Superior Madre Celeste (ESMAC). 

Joyce Leonardo Pontes, Uniasselvi e Uninter

Bacharela em Direito pela Faci (2019), Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior, Design Thinking e Marketing Digital pela Uniasselvi (2020). Graduanda em Design Gráfico pela Uninter (2020) Pesquisadora em Direitos Humanos, Direito Constitucional e Slow Content.

Downloads

Publicado

2021-04-29

Edição

Seção

Artigos