As relações de gênero e a feminização da velhice
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i48.8668Palavras-chave:
Gênero, cultura, poder, mulheres idosasResumo
Este artigo pretende problematizar as relações de gênero como elemento central na discussão de cultura, identidade e relações de poder e tem como objetivo provocar uma reflexão sobre o papel social que mulheres idosas ocupam na sociedade contemporânea. É uma pesquisa bibliográfica, que questiona as relações existentes entre gênero, poder e velhice buscando algumas explicações, nos estudos de autores como; Laqueur (2001), Foucault (1978), Louro (2004), Nicholson (2000). E sobre gênero e feminização da velhice, escolhemos autores de referência, Beauvoir (1970), Debert (1999), Salgado (2002), Neri (2001), Camarano (2005) Connel e Pearse (2015), entre outros de grande valia para a discussão. Desta forma, exaltar a condição da mulher idosa na realidade contemporânea pressupõem fazer a crítica sobre o papel que esta ocupa e reproduz na sociedade brasileira. Assim, podemos pensar a discussão de gênero atrelada a construção social e a representatividade de mulheres num processo histórico, buscam autonomia e protagonismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.