Descobrir-se negro: uma narrativa sobre o Racismo Estrutural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i48.8889

Palavras-chave:

Narrativas, histórias de vida, racismo estrutural, identidade

Resumo

Apresentamos a problemática da construção da identidade negra a partir da história de vida construída pela oralidade. O objetivo foi analisar o processo da construção da identidade negra através da narrativa de uma pessoa negra e demonstrar a potencialidade da narrativa de história de vida enquanto instrumento de ressignificação de determinados fatos. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de estudo de caso único. A análise dos dados seguiu a proposta da Análise de Conteúdo de Minayo. Concluímos que a narrativa da história de vida pode ser instrumento de ressignificação dos fatos passados, contribuindo para a organização das experiências vivenciadas marcadas pelo racismo e pelo preconceito racial.

Biografia do Autor

Mauro Henrique Franzkowiak Martins, Universidade Luterana do Brasil.

Graduado em Filosofia e em Psicologia. Especialista em Neuropsicologia e em Psicanálise. Mestre em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade pela Universidade Luterana do Brasil.

André Guirland Vieira, Universidade Luterana do Brasil.

Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) - Portugal. Cursou Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil e Graduação e Mestrado em Psicologia na UFRGS. Trabalha atualmente como Professor Adjunto na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Honor de Almeida Neto, Universidade Luterana do Brasil

Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) PUCRS (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade e do PPG Odonto, ULBRA Canoas.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Edição

Seção

Artigos