Descobrir-se negro: uma narrativa sobre o Racismo Estrutural
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i48.8889Palavras-chave:
Narrativas, histórias de vida, racismo estrutural, identidadeResumo
Apresentamos a problemática da construção da identidade negra a partir da história de vida construída pela oralidade. O objetivo foi analisar o processo da construção da identidade negra através da narrativa de uma pessoa negra e demonstrar a potencialidade da narrativa de história de vida enquanto instrumento de ressignificação de determinados fatos. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de estudo de caso único. A análise dos dados seguiu a proposta da Análise de Conteúdo de Minayo. Concluímos que a narrativa da história de vida pode ser instrumento de ressignificação dos fatos passados, contribuindo para a organização das experiências vivenciadas marcadas pelo racismo e pelo preconceito racial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.