Análise dos pareceres legislativos sobre os julgamentos desfavoráveis pelo TCE das contas dos municípios metropolitanos de Curitiba e Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i49.9367Palavras-chave:
Poder legislativo municipal, tribunal de contas do estado, fiscalização do poder executivo, Paraná, Rio Grande do SulResumo
O controle da administração pública é de fundamental para o aperfeiçoamento da democracia brasileira e para a construção de um estado de bem estar social, nesse sentido, o poder legislativo, como também as cortes de contas tem um papel de destaque. Todavia, vários desafios são observados no legislativo brasileiro: fragilidade ante ao executivo e letargia na fiscalização da administração pública, especialmente nos municípios. Logo, o objetivo deste artigo é investigar o papel do poder legislativo municipal e sua relação com os pareceres emitidos pelos TCE RS e PR entre os anos de 2010 e 2019 especificamente em relação as cidade que compõem as regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, executada a partir de uma revisão bibliográfica e documental, submetidas a análise de conteúdo. Como resultado dos 28 pareces desfavoráveis a aprovação de contas, elaborados TCE RS, apenas seis foram acatados pelas câmaras municipais das cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre e dos 22 pareces desfavoráveis a aprovação de contas, elaborados TCE PR, apenas um foi acatado. O presente resultado aponta para ausência de espírito republicanista dos legisladores, a cooptação da elite e ausência da sociedade convergem para o poder legislativo fraco, omisso e descompromissado tanto com elaboração de projetos de lei em consonância com todos espectros de interesses da sociedade, como também controle da administração pública brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.