Histórias por escrever: um museu virtual sobre a influência negra na vida sociopolítica nos Campos de Cima da Serra
DOI:
https://doi.org/10.18316/965Palavras-chave:
Fotografia, Memória Social, Museu Virtual, Psicologia PolíticaResumo
O artigo relata uma experiência de pesquisa em Psicologia Política e memória social, que deu origem ao primeiro Museu Virtual dos Campos de Cima da Serra/RS/Brasil acerca da influência negra na constituição sociopolítica da região. Iniciamos situando dados históricos sobre o processo de escravização dos/as primeiros/as negros/as africanos/as trazidos/as ao Brasil, até sua chegada, suas formas de vida e de trabalho escravo na serra gaúcha. Em seguida, explicamos o hibridismo metodológico adotado na pesquisa e a importância das múltiplas metodologias à consolidação de um espaço virtual de registro e difusão de histórias e memórias ainda silenciadas pela história oficial no que concerne à importância dos negros ao desenvolvimento político, econômico e cultural desta região do Brasil. Finalmente, apresentamos, através das fotografias, histórias e memórias e um dos participantes da pesquisa, exemplos do tratamento metodológico adotado, sublinhando as dimensões teóricas e epistemológicas que nos guiaram. As análises sobre o amplo fluxo de dados evidenciam a importância da criação de um espaço de memórias e histórias (museu virtual) que vem da própria comunidade negra e para ela retorna, atualizando histórias por escrever.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.