Museu do mamulengo na sala de aula: proposição de jogos educativos como recurso didático no ensino de história

Ricardo de Aguiar Pacheco, Jorge Luiz Veloso da Silva Filho

Resumo


O presente estudo tem como objetivo a proposição de jogos educativos que utilizam o acervo do Museu do Mamulengo (localizado na Cidade de Olinda - PE) como recurso didático para o ensino de história. Para a pesquisa de campo e confecção dos jogos foram utilizados referenciais teóricos ligados ao ensino de história, ao campo do patrimônio, e da museologia, discutindo a dimensão educativa destes espaços. Também buscamos no campo da pedagogia referências sobre o do uso de jogos no meio escolar. Realizamos a observação participante, no Museu do Mamulengo, de suas ações educativas voltadas ao público escolar. Ainda foram coletadas informações junto a professores que utilizam o espaço e no setor educativo do museu. Neste estudo concluímos que a proposição dos jogos é uma forma de aproximar a instituição escolar do Museu do Mamulengo e, quando utilizados nas aulas de história, é um instrumento para preparar a visitação e com isso potencializar a experiência pedagógica que ocorre no museu.


Palavras-chave


Ensino de história; Jogos educativos; Museu do Mamulengo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/1876

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1981-7207

Universidade La Salle - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000