Museu do mamulengo na sala de aula: proposição de jogos educativos como recurso didático no ensino de história

Autores

  • Ricardo de Aguiar Pacheco UFRPE, PE
  • Jorge Luiz Veloso da Silva Filho UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.18316/1876

Palavras-chave:

Ensino de história, Jogos educativos, Museu do Mamulengo

Resumo

O presente estudo tem como objetivo a proposição de jogos educativos que utilizam o acervo do Museu do Mamulengo (localizado na Cidade de Olinda - PE) como recurso didático para o ensino de história. Para a pesquisa de campo e confecção dos jogos foram utilizados referenciais teóricos ligados ao ensino de história, ao campo do patrimônio, e da museologia, discutindo a dimensão educativa destes espaços. Também buscamos no campo da pedagogia referências sobre o do uso de jogos no meio escolar. Realizamos a observação participante, no Museu do Mamulengo, de suas ações educativas voltadas ao público escolar. Ainda foram coletadas informações junto a professores que utilizam o espaço e no setor educativo do museu. Neste estudo concluímos que a proposição dos jogos é uma forma de aproximar a instituição escolar do Museu do Mamulengo e, quando utilizados nas aulas de história, é um instrumento para preparar a visitação e com isso potencializar a experiência pedagógica que ocorre no museu.

Biografia do Autor

Ricardo de Aguiar Pacheco, UFRPE, PE

Jorge Luiz Veloso da Silva Filho, UFRPE

Graduado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014). Atuou como bolsista de iniciação científica CNPq/UFRPE (2013-2014). Faz parte do grupo de Laboratório de Estudos sobre o Patrimônio cultural e Memória social (LEPAM). Trabalha temas referentes às ações educativas em museus, com o intuito de desenvolver jogos educativos que explorem o acervo destas instituições

Downloads

Publicado

2014-12-23

Edição

Seção

Dossiê