Museu do mamulengo na sala de aula: proposição de jogos educativos como recurso didático no ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.18316/1876Palavras-chave:
Ensino de história, Jogos educativos, Museu do MamulengoResumo
O presente estudo tem como objetivo a proposição de jogos educativos que utilizam o acervo do Museu do Mamulengo (localizado na Cidade de Olinda - PE) como recurso didático para o ensino de história. Para a pesquisa de campo e confecção dos jogos foram utilizados referenciais teóricos ligados ao ensino de história, ao campo do patrimônio, e da museologia, discutindo a dimensão educativa destes espaços. Também buscamos no campo da pedagogia referências sobre o do uso de jogos no meio escolar. Realizamos a observação participante, no Museu do Mamulengo, de suas ações educativas voltadas ao público escolar. Ainda foram coletadas informações junto a professores que utilizam o espaço e no setor educativo do museu. Neste estudo concluímos que a proposição dos jogos é uma forma de aproximar a instituição escolar do Museu do Mamulengo e, quando utilizados nas aulas de história, é um instrumento para preparar a visitação e com isso potencializar a experiência pedagógica que ocorre no museu.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O Periódico Mouseion, Revista Eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.