Museu do mamulengo na sala de aula: proposição de jogos educativos como recurso didático no ensino de história

Auteurs-es

  • Ricardo de Aguiar Pacheco UFRPE, PE
  • Jorge Luiz Veloso da Silva Filho UFRPE

DOI :

https://doi.org/10.18316/1876

Mots-clés :

Ensino de história, Jogos educativos, Museu do Mamulengo

Résumé

O presente estudo tem como objetivo a proposição de jogos educativos que utilizam o acervo do Museu do Mamulengo (localizado na Cidade de Olinda - PE) como recurso didático para o ensino de história. Para a pesquisa de campo e confecção dos jogos foram utilizados referenciais teóricos ligados ao ensino de história, ao campo do patrimônio, e da museologia, discutindo a dimensão educativa destes espaços. Também buscamos no campo da pedagogia referências sobre o do uso de jogos no meio escolar. Realizamos a observação participante, no Museu do Mamulengo, de suas ações educativas voltadas ao público escolar. Ainda foram coletadas informações junto a professores que utilizam o espaço e no setor educativo do museu. Neste estudo concluímos que a proposição dos jogos é uma forma de aproximar a instituição escolar do Museu do Mamulengo e, quando utilizados nas aulas de história, é um instrumento para preparar a visitação e com isso potencializar a experiência pedagógica que ocorre no museu.

Bibliographies de l'auteur-e

Ricardo de Aguiar Pacheco, UFRPE, PE

Jorge Luiz Veloso da Silva Filho, UFRPE

Graduado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014). Atuou como bolsista de iniciação científica CNPq/UFRPE (2013-2014). Faz parte do grupo de Laboratório de Estudos sobre o Patrimônio cultural e Memória social (LEPAM). Trabalha temas referentes às ações educativas em museus, com o intuito de desenvolver jogos educativos que explorem o acervo destas instituições

Téléchargements

Publié-e

2014-12-23

Numéro

Rubrique

Dossiê