O “link” ( ou a relação) das coisas com os objetos, com os sujeitos, com os documentos, com o museu e o que isso tudo quer dizer...

Maria de Lourdes Parreira Horta

Resumo


Com base nos aportes teóricos da Cultura Material, o artigo explora várias definições idiomáticas para os termos coisa, objeto, sujeito e documento, propondo a abordagem semiótica como modo de interpretação da relação entre sujeitos e objetos na perspectiva do patrimônio. A partir dessa análise, reforça a metodologia da Educação Patrimonial, cujas etapas constituem-se na observação, registro, exploração e apropriação dos bens culturais.

Palavras-chave


educação patrimonial; cultura material; semiótica; educação em museus; objeto

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/1882

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1981-7207

Universidade La Salle - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000