Comunicação museológica: as raízes do distanciamento entre museu e sociedade

Auteurs-es

  • Diego Lemos Ribeiro Universidade Federal de Pelotas
  • José Paulo Siefert Brahm Universidade Federal de Pelotas
  • Davi Kiermes Tavares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

DOI :

https://doi.org/10.18316/1981-7207.16.34

Mots-clés :

Museus, Comunicação, Exposições, Identidades

Résumé

O presente artigo tem como objetivo sinalizar os principais marcos teóricos da área de comunicação, com vistas a compreender algumas das raízes históricas do patente afastamento entre museu e sociedade. Para este fim, traçou-se um breve histórico das instituições museológicas, para analisar os principais vetores que orientam as relações comunicativas entre museu e sociedade ao longo do tempo. Igualmente, buscou-se, por intermédio do referencial teórico compilado, arrazoar alguns caminhos possíveis para encurtar a distância entre esses dois universos.

Bibliographies de l'auteur-e

Diego Lemos Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Museólogo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense e doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (MAE-USP). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Atua na área de instituições de memória e gestão de acervos.

José Paulo Siefert Brahm, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestrando do Curso de Memória Social e Patrimônio Cultural vinculado a mesma Universidade. Atua na área de instituições de memória e gestão de acervos.

Davi Kiermes Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrando do Curso de Memória Social e Patrimônio Cultural do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural vinculado à UFPel.

Professor Auxiliar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus da cidade de Eunápolis. Atua na área de Sociologia.

Téléchargements

Publié-e

2016-08-31

Numéro

Rubrique

Artigos / Ensaios