Fontes Documentais na Reinvenção do Museu Multidisciplinar La Salle
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.vi44.11228Resumo
A importância dos museus como fontes de recursos pedagógicos não é estranha ao trabalho da comunidade lassalista em todo o mundo. Isto se reflete na extensa rede de museus e arquivistas lassalistas que existe internacionalmente, cada um deles com documentos e coleções que abrigam sua própria história. É o caso do Museu Multidisciplinar La Salle (Lima, Peru), um museu com uma longa história que se reinventou em 2021 para dar continuidade ao trabalho pedagógico da comunidade lassalista, agora significativamente renovado e complementado pela pesquisa de cada um dos ativos que compõem seu extenso acervo.
Assim, este artigo explica os primeiros anos deste museu e o contexto em que foi fundado, a sua evolução e como o museu se reflecte finalmente em conceitos definidos, espaços remodelados e ferramentas científicas e de gestão. Isto com o objetivo de compreender o processo de formação do museu e as ações realizadas que nos permitem continuar com o legado que os Irmãos das Escolas Cristãs de La Salle iniciaram em 1937 e que hoje nos permite mostrar os resultados e elencar as tarefas delineadas em prol da investigação, conservação, preservação e divulgação do património cultural e natural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O Periódico Mouseion, Revista Eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.