Análise da autoaprendizagem digital de profissionais de ciência da computação
DOI:
https://doi.org/10.18316/1370Palavras-chave:
Cibercultura, ambiente pessoal de aprendizagem, formação continuadaResumo
Não existem muitos dados disponíveis que demonstrem a cultura da autoaprendizagem via Internet de profissionais de informática. Buscando elucidar as principais práticas de (auto)formação continuada, o objetivo geral dessa pesquisa exploratória é buscar as ferramentas mais utilizadas por concluintes de um curso de Ciência da Computação em seu desenvolvimento autônomo. Foram coletados dados em fontes documentais e por meio de questionários eletrônicos. Com uma amostra de 19 respondentes (grau de confiabilidade de 95%), foram sistematizados dados que permitirá a trabalhos futuros (a) identificar boas práticas de formação continuada; (b) auxiliar a construção de políticas de acesso a recursos da Internet que incentivem a autoaprendizagem.
Referências
ATTWELL, Graham (2007). The Personal Learning Environments - the future of eLearning? eLearning Papers, vol. 2 no. 1. ISSN 1887-1542. Disponível em http://elearningeuropa.info/files/media/media11561.pdf
BUCHEM, Ricardo; LLONA, Torres; ATTWELL, Graham. Understanding Personal Learning Environments: Literature review and synthesis through the Activity Theory lens. pp. 1-33. In: Proceedings of the the PLE Conference 2011, 10th - 12th July 2011, Southampton, UK. Disponível em:<http://plep.pbworks.com/>. Acesso em Out. 2011.
CASTRO, Marcelo Stehling de. Análise do perfil do profissional de tecnologia da informação e comunicação a partir da percepção interna do setor. 2010. 153 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 5. ed., rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2007.
PALLOF, Rena M. ; PRATT, Keith. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PASSARELLI, B. Aprendizagem on-line por meio de comunidades virtuais de apredizagem. In: Fredric M. Litto; Marcos Maciel Formiga. (Org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
RAHIMI, Ebrahim, VAN DEN BERG, Jan, and VEEN, Wim. "A Roadmap for Building Web2. 0-based Personal Learning Environments in Educational Settings." Proceedings of the fourth international conference on Personal Learning Environments (The PLE Conference 2013). 2013.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
ROS, Salvador et al Open Service-Oriented Platforms for Personal Learning Environments, IEEE Internet Computing, vol.17, no.4, pp.26,31, July-Aug. 2013
SIMÕES, Jorge. Redes sociais e E-learning. Maio de 2010. Disponível em: < http://edulearning2.blogspot.com.br/2010/05/as-redes-sociais-no-contexto-da-web-2.html>. Acesso em: out 2012.
VALENTE, Carlos; MATTAR, João. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.