Novas perspectivas sobre o comportamento do consumidor para a adoção do pagamento móvel sem contato
DOI:
https://doi.org/10.18316/1649Palavras-chave:
NFC, aceitação de pagamento móvel, pagamento móvel sem contato, TAMResumo
Pagamentos móveis usando tecnologias sem contato têm grande potencial de disseminação no mercado, segundo especialistas. Além disso, estudos sobre a aceitação dessa tecnologia são escassos, portanto, este estudo pesquisa a aceitação de sistemas de pagamento móvel sem contato usando a tecnologia NFC. A literatura científica justifica um modelo comportamental baseado no TAM de Davis, que determina a intenção de usar uma determinada tecnologia a partir de um conjunto de construtos baseados na percepção do usuário sobre quatro fatores relacionados à tecnologia e duas características sociais dos indivíduos pesquisados. Nosso propósito é definir um modelo que permita modelar o comportamento dos usuários frente à tecnologia NFC e como ela pode auxiliar na efetividade das atividades de marketing. Os resultados indicam que a compatibilidade percebida e as normas subjetivas são os fatores determinantes no uso pretendido da tecnologia de pagamento móvel sem contato. Finalmente, este estudo oferece um conjunto de recomendações às empresas interessadas em uma difusão mais rápida da tecnologia NFC.Downloads
Publicado
2015-03-25
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.