Orientação empreendedora em empresas da Serra Gaúcha: a visão dos acadêmicos de administração e de ciências contábeis

Autores

  • Rosana da Rosa Portella Tondolo Faculdade Meridional Programa de Pós-Graduação em Administração - IMED
  • Eliana Andrea Severo Faculdade Meridional Programa de Pós-Graduação em Administração - IMED
  • Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.15.11

Palavras-chave:

Empreendedorismo, orientação empreendedora, visão dos acadêmicos

Resumo

A competitividade entre as empresas exige a formulação de estratégias empreendedoras, as quais são fundamentais na obtenção do diferencial competitivo. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo explorar a orientação empreendedora dentro de três dimensões: inovatividade, pró-atividade e aceitação de risco. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa exploratória e quantitativa, realizada com os acadêmicos dos cursos de administração e de ciências contábeis. Como principais resultados, apresentam-se: (i) elevado grau de orientação empreendedora e (ii) a existência apenas de correlações positivas, sendo que as de maior intensidade podem ser consideradas de força associativa moderada.

Biografia do Autor

Rosana da Rosa Portella Tondolo, Faculdade Meridional Programa de Pós-Graduação em Administração - IMED

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e professora no Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Meridional - IMED.

Eliana Andrea Severo, Faculdade Meridional Programa de Pós-Graduação em Administração - IMED

Doutora em Administração pela Pontífica Universidade Católica (PUC-RS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Meridional - IMED.

Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo, Universidade de Caxias do Sul

Doutor pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

2015-11-20

Edição

Seção

Artigos