Orientação empreendedora em empresas da Serra Gaúcha: a visão dos acadêmicos de administração e de ciências contábeis

Autores/as

  • Rosana da Rosa Portella Tondolo Faculdade Meridional Programa de Pós-Graduação em Administração - IMED
  • Eliana Andrea Severo Faculdade Meridional Programa de Pós-Graduação em Administração - IMED
  • Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.15.11

Palabras clave:

Empreendedorismo, orientação empreendedora, visão dos acadêmicos

Resumen

A competitividade entre as empresas exige a formulação de estratégias empreendedoras, as quais são fundamentais na obtenção do diferencial competitivo. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo explorar a orientação empreendedora dentro de três dimensões: inovatividade, pró-atividade e aceitação de risco. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa exploratória e quantitativa, realizada com os acadêmicos dos cursos de administração e de ciências contábeis. Como principais resultados, apresentam-se: (i) elevado grau de orientação empreendedora e (ii) a existência apenas de correlações positivas, sendo que as de maior intensidade podem ser consideradas de força associativa moderada.

Biografía del autor/a

Rosana da Rosa Portella Tondolo, Faculdade Meridional Programa de Pós-Graduação em Administração - IMED

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e professora no Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Meridional - IMED.

Eliana Andrea Severo, Faculdade Meridional Programa de Pós-Graduação em Administração - IMED

Doutora em Administração pela Pontífica Universidade Católica (PUC-RS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Meridional - IMED.

Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo, Universidade de Caxias do Sul

Doutor pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul.

Publicado

2015-11-20

Número

Sección

Artigos