Sites de compra coletiva X customer relationship management: um casamento impossível?

Autores

  • Mariana Machado Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade de Lisboa
  • Cristiane Drebes Pedron Universidade Nove de Julho - SP
  • Pedro Isaías Professor Associado da Universidade Aberta, onde coordena o Mestrado em Gestão / MBA e Professor Convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG, Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.15.2

Palavras-chave:

Sites de compra coletiva, customer relationship management, marketing de relacionamento

Resumo

Com o objetivo de manter a competitividade no mercado, as empresas têm utilizado estratégias para atrair e reter clientes, como os sites de compra coletiva e o Customer Relationship Management (CRM). Esta pesquisa procurou analisar, por meio de um estudo exploratório, a relação entre a presença das empresas em sites de compra coletiva e o CRM. Sendo assim, procurou-se analisar como as empresas alinham as suas iniciativas em sites de compra coletiva com a estratégia de marketing de relacionamento. Apesar da natureza inicialmente vista como oposta, ou seja, sites de compra coletiva terem um apelo transacional e o CRM ser orientado ao marketing de relacionamento, os resultados da análise das entrevistas levam a considerar que as empresas estão conseguindo integrar estas iniciativas.

 

Biografia do Autor

Mariana Machado, Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade de Lisboa

Mestre em Marketing pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Universidade de Lisboa, Licenciada em Gestão pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Instituto Universitário de Lisboa.

Cristiane Drebes Pedron, Universidade Nove de Julho - SP

Doutor em Gestão pelo ISEG, Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Bacharel em Informática/Análise de Sistemas pela UNISINOS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - São Paulo.

Pedro Isaías, Professor Associado da Universidade Aberta, onde coordena o Mestrado em Gestão / MBA e Professor Convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG, Universidade de Lisboa.

Doutor em Gestão de Informação pela Universidade Nova de Lisboa. Mestre e Licenciado em Estatística e Gestão de Informação pela Universidade Nova de Lisboa. Professor Associado da Universidade Aberta, onde coordena o Mestrado em Gestão / MBA. Professor Convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG, Universidade de Lisboa

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Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Artigos