SITES DE COMPRA COLETIVA X CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT: UM CASAMENTO IMPOSSÍVEL?

Mariana Machado, Cristiane Drebes Pedron, Pedro Isaías

Resumo


Com o objetivo de manter a competitividade no mercado, as empresas têm utilizado estratégias para atrair e reter clientes, como os sites de compra coletiva e o Customer Relationship Management (CRM). Esta pesquisa procurou analisar, por meio de um estudo exploratório, a relação entre a presença das empresas em sites de compra coletiva e o CRM. Sendo assim, procurou-se analisar como as empresas alinham as suas iniciativas em sites de compra coletiva com a estratégia de marketing de relacionamento. Apesar da natureza inicialmente vista como oposta, ou seja, sites de compra coletiva terem um apelo transacional e o CRM ser orientado ao marketing de relacionamento, os resultados da análise das entrevistas levam a considerar que as empresas estão conseguindo integrar estas iniciativas.

 


Palavras-chave


Sites de Compra Coletiva; Customer Relationship Management; Marketing de Relacionamento.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2316-5537.15.2

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ISSN: 2316-5537

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