ANÁLISE DO IMPACTO DAS DESPESAS COM VENDAS NA RECEITA BRUTA DE EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Gustavo da Rosa Borges, Vania Regina Morás, Taciana Rodrigues de Souza, Roberto Carlos Klann

Resumo


Para que as organizações venham a ter uma receita financeira satisfatória, é pertinente que os gestores adotem estratégias e ações que visem a maximizar a receita bruta. Uma delas é um maior investimento em despesas com vendas. Assim sendo, a relação entre o impacto das despesas com vendas na receita bruta da empresa é uma informação pertinente aos tomadores de decisões, entretanto poucos trabalhos têm explorado esta temática. Desse modo, o objetivo deste artigo é analisar o impacto das despesas com as vendas na receita bruta de empresas listadas na BM&FBOVESPA. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva por meio de dados secundários advindos do banco de dados da BM&FBOVESPA, considerou-se um período de análise de três anos: 2010, 2011 e 2012. Por meio de análise de Regressão Linear Simples, verificou-se influência das despesas com vendas na receita bruta em 44,23% das 52 empresas avaliadas, sendo esta relação de 62,20%. Verificou-se, ainda, uma relação similar tanto em empresas do comércio, em indústria, quanto em serviços, sendo mais intensa essa relação no setor de comércio. Por outro lado, em empresas de utilidade pública, as despesas com vendas exercem pouca influência sobre a receita bruta.

 


Palavras-chave


Demonstrações Financeiras; Receita Bruta; Despesas com Vendas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2316-5537.15.3

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ISSN: 2316-5537

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