O uso de tecnologia da informação no processo de autoavaliação das universidades públicas federais do nordeste
DOI:
https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.24Palavras-chave:
Avaliação, desenvolvimento tecnológico, ensino superiorResumo
Após uma década de implementação do Sistema Nacional de Avaliação (SINAES) e da realização da autoavaliação institucional como um dos componentes dessa política, faz-se necessário investigar os instrumentos utilizados na avaliação interna das universidades públicas federais. Nesta perspectiva, esse artigo tem como objetivo identificar o impacto do uso de ferramentas da tecnologia da informação na autoavaliação de universidades públicas federais, situadas no Nordeste do Brasil, visando a contribuir com o desenvolvimento da autoavaliação nas instituições e com a melhoria desta política nacional. Abordam-se aspectos conceituais sobre a educação e o desenvolvimento tecnológico e também sobre Autoavaliação Institucional e a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, baseada na exploração de fontes primárias, através dos relatórios de autoavaliação das 19 universidades públicas federais nordestinas, constituindo, assim, amostra intencional e não probabilística. Os resultados do trabalho permitem concluir que 90% das universidades pesquisadas fazem uso de alguma ferramenta tecnológica em seu processo de autoavaliação como subsídio na coleta e na análise dos dados, o que pode ser tomado como uma das possibilidades de aprimoramento dos instrumentos da avaliação institucional, contribuindo, portanto, com o desenvolvimento dessa prática nas instituições e com a melhoria da política nacional de avaliação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.