CONSUMIDOR, COLETIVIDADE E COMUNIDADES DE MARCA EM DISCUSSÃO

Eduardo Santos Rocha Zafaneli, Irene Raguenet Troccoli, Patricia Leite da Silva Scatulino

Resumo


O objetivo desse estudo teórico é verificar o atual estado da arte da pesquisa acadêmica de Marketing sobre socialização do consumidor, grupos de referência e comunidades de marca, por meio de levantamento bibliográfico das obras de autores recentes e ou considerados seminais. Foi elaborada análise crítica a respeito dessas ideias, a qual indicou, na relação existente entre o grupo e o indivíduo, o papel fundamental desempenhado tanto pelas representações sociais dentro do contexto de compartilhamento, quanto pela interação social, elemento considerado vital para a existência e a sobrevivência de um grupo social. Por consequência. Pôde-se identificar que a força de uma comunidade é proporcional à concentração de sua interação e de sua comunicação entre seus membros, com essa interação sendo definida como um processo social de troca e de cocriação entre indivíduos que compartilham de um mesmo contexto social, ou mesmo de interesses e de hábitos em comum.


Palavras-chave


Comportamento do Consumidor; Socialização do Consumidor; Grupos de Referência; Comunidades de Marca.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2316-5537.16.29

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ISSN: 2316-5537

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