Consumidor, coletividade e comunidades de marca em discussão
DOI:
https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.29Palavras-chave:
Comportamento do consumidor, socialização do consumidor, grupos de referência, comunidades de marcaResumo
O objetivo desse estudo teórico é verificar o atual estado da arte da pesquisa acadêmica de Marketing sobre socialização do consumidor, grupos de referência e comunidades de marca, por meio de levantamento bibliográfico das obras de autores recentes e ou considerados seminais. Foi elaborada análise crítica a respeito dessas ideias, a qual indicou, na relação existente entre o grupo e o indivíduo, o papel fundamental desempenhado tanto pelas representações sociais dentro do contexto de compartilhamento, quanto pela interação social, elemento considerado vital para a existência e a sobrevivência de um grupo social. Por consequência. Pôde-se identificar que a força de uma comunidade é proporcional à concentração de sua interação e de sua comunicação entre seus membros, com essa interação sendo definida como um processo social de troca e de cocriação entre indivíduos que compartilham de um mesmo contexto social, ou mesmo de interesses e de hábitos em comum.
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