EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PERÍODO DE 1995 A 2010: NOVOS CENÁRIOS A PARTIR DA GOVERNANÇA

Margarete Panerai Araujo, Judite Sanson de Bem, Moisés Waismann

Resumo


O presente artigo pretende refletir sobre a governança na educação superior e tem como objetivo geral demonstrar através de dados estatísticos o ingresso de alunos e a ampliação de matrículas, no período de 1995 até o ano de 2010.  Esse período foi selecionado por evidenciar as mudanças no cenário de globalização no Brasil e também devido ao desenvolvimento de novos programas que foram vinculados ao ensino superior. Utilizou-se metodologicamente a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para desenvolvimento de uma pesquisa quantitativa e descritiva com dados secundários. Pode-se considerar, finalmente, que os dados apresentados à área de governança, aliada aos aportes e arranjos institucionais no sistema de gestão de educação superior, foram muito expressivos.


Palavras-chave


Governança; Gestão; Educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2316-5537.16.30

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ISSN: 2316-5537

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