Educação superior no período de 1995 a 2010: novos cenários a partir da governança
DOI:
https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.30Palavras-chave:
Governança, gestão, educaçãoResumo
O presente artigo pretende refletir sobre a governança na educação superior e tem como objetivo geral demonstrar através de dados estatísticos o ingresso de alunos e a ampliação de matrículas, no período de 1995 até o ano de 2010. Esse período foi selecionado por evidenciar as mudanças no cenário de globalização no Brasil e também devido ao desenvolvimento de novos programas que foram vinculados ao ensino superior. Utilizou-se metodologicamente a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para desenvolvimento de uma pesquisa quantitativa e descritiva com dados secundários. Pode-se considerar, finalmente, que os dados apresentados à área de governança, aliada aos aportes e arranjos institucionais no sistema de gestão de educação superior, foram muito expressivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.