A influência da capacitação no desempenho empresarial das micro e pequenas empresas

Autores

  • Daniela Siqueira Colet Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade de Passo Fundo (UPF). MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Administração pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (FABE). Atua como Consultora Técnica da Universidade de Passo Fundo. Universidade de Passo Fundo, BR 285, São José - Passo Fundo/RS CEP: 99052-900 E-mail:danicolet@hotmail.com
  • Aline Munaretto Liotto Mestranda em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Controladoria, Auditoria e Perícia pelo Complexo de Ensino Superior Meridional (IMED), Especialista em Gestão e Estratégia Empresarial pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA-CNEC) e Bacharel em Administração pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA-CNEC). Atua como Consultora Técnica da Universidade de Passo Fundo.

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.31

Palavras-chave:

Gestão de pessoas, capacitação, pequenas empresas

Resumo

O artigo tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre a influência da capacitação profissional no desempenho empresarial das micro e pequenas empresas, especialmente nas áreas de compras e estoques, planejamento, programação e controle da produção, marketing e vendas. A pesquisa caracterizou-se como quantitativa, descritiva e documental. O estudo analisou dados coletados no banco de dados do Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação da Universidade de Passo Fundo referentes a 134 empresas de micro e pequeno porte de diversos segmentos, situadas no norte do Rio Grande do Sul de acordo com a divisão política estabelecida pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento – COREDE. A literatura utilizada versa sobre gestão de pessoas, capacitação profissional e desempenho empresarial. Os achados revelam que as empresas que investiram na capacitação profissional dos trabalhadores obtiveram melhor média de desempenho nas áreas especificadas, bem como um melhor índice de desempenho empresarial. Ainda, foi possível identificar as áreas mais sensíveis em relação aos investimentos em capacitação no âmbito das pequenas empresas.

 

Biografia do Autor

Daniela Siqueira Colet, Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade de Passo Fundo (UPF). MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Administração pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (FABE). Atua como Consultora Técnica da Universidade de Passo Fundo. Universidade de Passo Fundo, BR 285, São José - Passo Fundo/RS CEP: 99052-900 E-mail:danicolet@hotmail.com

RUA B, nº65, apto 303, Colinas Nova Marau - Marau/RS

Aline Munaretto Liotto, Mestranda em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Controladoria, Auditoria e Perícia pelo Complexo de Ensino Superior Meridional (IMED), Especialista em Gestão e Estratégia Empresarial pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA-CNEC) e Bacharel em Administração pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA-CNEC). Atua como Consultora Técnica da Universidade de Passo Fundo.

Mestranda em Administração pelo PPGADM/UPF, Especialista em Controladoria, Auditoria e Perícia pela IMED, Especialista em Gestão e Estratégia Empresarial pela IESA-CNEC e Bacharel em Administração pela IESA-CNEC.

 

Downloads

Publicado

2016-11-09

Edição

Seção

Artigos