?Para além das estruturas: uma compreensão das práticas de sustentabilidade ambiental em uma rede de supermercado no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v6i3.3453Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, sustentabilidade ambiental, consumidoresResumo
O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos gestores e clientes-fidelidade em uma rede de supermercado no Ceará em relação às práticas de sustentabilidade ambiental. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva quanto ao objetivo, com uma amostra de 11 gestores e 22 clientes-fidelidade. Para a compreensão dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram a existência de práticas de sustentabilidade ambiental, implantadas de forma contínua e outras de caráter pontual, como ações de responsabilidade ambiental, políticas de compra, uso alternativo de embalagens, etc., entretanto, são desconhecidas pelos clientes-fidelidade da rede pesquisada. Pode-se concluir que, no contexto pesquisado, as práticas de sustentabilidade ambiental evidenciadas contribuem para a preservação do meio ambiente, porém, ainda são percebidas de forma genérica por parte do seu público.Downloads
Publicado
2017-11-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.