Ponderações de egressos acerca da qualificação e do mercado de trabalho: avaliando um curso superior de tecnologia

Autores

  • Simone Portella Teixeira de Mello Faculdade de Administração e de Turismo - Universidade Federal de Pelotas
  • Elaine Garcia dos Santos Professora Adjunta da Faculdade de Administração e de Turismo, UFPel
  • Eliane Moreira Sá de Souza Professora da Universidade Federal de Goias

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i3.3506

Palavras-chave:

Tecnólogo, projeto pedagógico do curso, mercado de trabalho

Resumo

A avaliação de cursos e a consequente melhoria da qualidade da educação superior são temas consolidados no Brasil. Contudo, há pouca literatura que trate da avaliação de curso a partir da visão de egressos, considerando a qualificação desses e as exigências do mercado de trabalho. Diante desta lacuna, o artigo apresenta a avaliação de um curso superior de tecnologia na área de informação e comunicação de uma instituição pública federal na região sul do Brasil a partir dos relatos de 18 egressos. Foi realizada pesquisa em uma rede social para localizar os egressos e, após, entrevistas presenciais. Os egressos pouco conheciam as competências listadas no projeto pedagógico do curso, revelando distanciamento entre o que estava prescrito e o que se evidenciou de fato ao longo da graduação. A falta de valorização do tecnólogo no mercado de trabalho também é reveladora. Os resultados indicam que os egressos entrevistados viveram a realidade de obterem um título de graduação, mas não o emprego que esperavam decorrente da qualificação. Por isso, sugere-se que se considere a voz dos egressos para avaliações de cursos de graduação.

Biografia do Autor

Simone Portella Teixeira de Mello, Faculdade de Administração e de Turismo - Universidade Federal de Pelotas

Simone Mello é Mestre em Administração pelo PPGA-UFSC, Doutora em Educação pelo PPGEDU - UFRGS e Pós-Doutora em Administração pelo PPGA - UFSC. É Avaliadora do INEP - MEC e Colaboradora da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP - Ministério do Planejamento. Seus interesses de pesquisa concentram-se na área de administração pública, gestão de pessoas, desenvolvimento gerencial e de equipes, competências e gestão por competências. Atualmente é professora associada e Diretora da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, RS.

Elaine Garcia dos Santos, Professora Adjunta da Faculdade de Administração e de Turismo, UFPel

Professora da Universidade Federal de Pelotas

Eliane Moreira Sá de Souza, Professora da Universidade Federal de Goias

Professora da Universidade Federal de Goias e Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração - PROFIAP

Downloads

Publicado

2017-11-21

Edição

Seção

Artigos