Ponderações de egressos acerca da qualificação e do mercado de trabalho: avaliando um curso superior de tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v6i3.3506Palavras-chave:
Tecnólogo, projeto pedagógico do curso, mercado de trabalhoResumo
A avaliação de cursos e a consequente melhoria da qualidade da educação superior são temas consolidados no Brasil. Contudo, há pouca literatura que trate da avaliação de curso a partir da visão de egressos, considerando a qualificação desses e as exigências do mercado de trabalho. Diante desta lacuna, o artigo apresenta a avaliação de um curso superior de tecnologia na área de informação e comunicação de uma instituição pública federal na região sul do Brasil a partir dos relatos de 18 egressos. Foi realizada pesquisa em uma rede social para localizar os egressos e, após, entrevistas presenciais. Os egressos pouco conheciam as competências listadas no projeto pedagógico do curso, revelando distanciamento entre o que estava prescrito e o que se evidenciou de fato ao longo da graduação. A falta de valorização do tecnólogo no mercado de trabalho também é reveladora. Os resultados indicam que os egressos entrevistados viveram a realidade de obterem um título de graduação, mas não o emprego que esperavam decorrente da qualificação. Por isso, sugere-se que se considere a voz dos egressos para avaliações de cursos de graduação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.