Avaliando a efetividade do portal eletrônico de uma instituição federal de ensino

Autores

  • Jefferson Menezes de Oliveira Administrador e aluno de doutorado na Universidade Federal de Santa Maria
  • Bruno Martinato de Barros Administrador na Universidade Federal do Pampa
  • Márcia Zampieri Grohmann Professora na Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i3.3596

Palavras-chave:

Governo eletrônico, satisfação, organizações públicas

Resumo

O presente estudo buscou avaliar a efetividade do portal institucional de uma Universidade pública na percepção de seus usuários finais, incluindo alunos, docentes e técnico-administrativos, de forma a subsidiar o estabelecimento de estratégias de melhoria. A partir da aplicação do modelo de Rampelotto, Löbler e Visentini (2012; 2015), por meio da análise fatorial exploratória, foram identificadas cinco dimensões de efetividade do governo eletrônico (e-Gov) da instituição: “Facilidade de Uso”, “Confiabilidade”, “Disponibilidade”, “Acessibilidade” e “Maturidade e Transparência”. Verificou-se que a dimensão “Confiabilidade” foi a que apresentou a melhor avaliação, enquanto que a dimensão “Acessibilidade” apresentou a pior avaliação. Por meio da análise de regressão linear múltipla, identificou-se que as dimensões “Facilidade de Uso” e “Maturidade e Transparência” influenciam positivamente no nível geral de satisfação dos usuários com o e-Gov da instituição. 

Biografia do Autor

Jefferson Menezes de Oliveira, Administrador e aluno de doutorado na Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Administração (UFSM), Especialista em Gestão Pública (UFRGS), Mestre em Gestão de Organizações Públicas (PPGA/UFSM) e Doutorando em Administração no PPGA da UFSM.

Bruno Martinato de Barros, Administrador na Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (2008), MBA em Gestão de Projetos (2009) pela Anhanguera Educacional e Mestrado em Gestão de Organizações Públicas (UFSM).

Márcia Zampieri Grohmann, Professora na Universidade Federal de Santa Maria

Possui Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2017-11-21

Edição

Seção

Artigos