Produção científica em marketing nos EnANPADs: levantamento bibliográfico do biênio 2014-15

Autores

  • Adriana Seixas Magalhães Universidade Estácio de Sá
  • Alyne Alves Andrade Universidade Estácio de Sá
  • Petrine Alves Monteiro Santa Ritta Universidade Estácio de Sá
  • José Luis Priosti Batista Universidade Estácio de Sá
  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Professora de Marketing e de Metodologia da Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i3.4056

Palavras-chave:

Levantamento bibliográfico, comportamento do consumidor, opções analíticas

Resumo

Nos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPADs), promovidos pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) se encontram pessoas dedicadas a buscar novas descobertas científicas, assim como a disseminá-las. Isso torna seu acervo um campo muito rico para a construção de pensamento crítico no que tange ao alcance, às contribuições e às lacunas definidos pelas opções analíticas adotadas pela pesquisa acadêmica de Marketing no País. Apoiado em benchmark oriundo de periódico qualificado, o presente artigo descreve e analisa sete aspectos – tema do artigo, quantidade e afiliação dos autores, origem dos dados, objetivo da análise e citações - de amostra de 158 artigos da divisão de Marketing dos EnANPADs no biênio 2014-15. Dentre suas conclusões, ressalta-se a ênfase no tema Comportamento do Consumidor, e a concentração dos estudos em três escolas situadas no estado de São Paulo: Uninove, FGV-EAESP e USP. Ao final, críticas são tecidas a respeito, tais como o desinteresse pela exploração de temas em áreas de desenvolvimento muito contemporâneo e relevante - como Inovação, Tecnologia e Interatividade – e o baixo nível de interinstitucionalidade encontrado entre os autores da amostra.

Biografia do Autor

Adriana Seixas Magalhães, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Gestão do Conhecimento/Administração pelo Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA) (2017). Graduada em Administração pela Pontifície Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (1990) e pós-graduada em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV-Rio) (2008). Atua como analista em ciência e tecnologia da Fundação Casa de Rui Barbosa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão de contratos.

Alyne Alves Andrade, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA), Certified Business Process Professional, Administradora de Empresas, pós-graduada em Planejamento e Administração de Recursos Humanos e em Comunicação, tem doze anos de experiência em programas de qualidade e está há oito anos voltada para Modelos de Gestão, Análise e Melhoria de Processos, Planejamento Estratégico e Sistemas de Medição do Desempenho Organizacional. Trabalha atualmente no Escritório de Projetos do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), onde dedica-se ao Planejamento Estratégico e ao Sistema de Medição do Desempenho Organizacional, paralelamente à gestão dos macroprocessos estratégicos do Departamento. Lê bem inglês e francês.

Petrine Alves Monteiro Santa Ritta, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA). MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Maurício de Nassau/2011. Curso de Extensão em Gerência de Projetos da Faculdade Maurício de Nassau/2010. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), 2008. Atua como professora de Comportamento do consumidor, Marketing, Gestão de Pessoas e Metodologia da Pesquisa Científica na Universidade Estácio de Sá.

José Luis Priosti Batista, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), pós-graduado em Gestão Empresarial Faculdade Integradas de Ourinhos (FIO), graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (1995). Atua na Secretaria de Estado da Educação e na Faculdade Estácio de Sá de Ourimhos. Tem experiência na área de Administração, como consultor de empresa na área estratégica, organizacional.

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Professora de Marketing e de Metodologia da Pesquisa

Doutora e mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professora titular do Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA), e membro do corpo editorial das revistas acadêmicas Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (RPCA) e Economia e Gestão (E&G). Atuou como analista sênior na Embratel durante 8 anos, nas áreas de Marketing Estratégico, de Planejamento Estratégico, e Financeira. Foi analista de agronegócios durante 23 anos da revista Agroanalysis no Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas, além de redatora e editora-assistente. Atualmente dirige sua pesquisa para Marketing de Serviço, para valores pessoais do cliente, e para metodologia da pesquisa com ênfase na abordagem qualitativa.

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Publicado

2019-12-02

Edição

Seção

Artigos