Produção científica em marketing nos EnANPADs: levantamento bibliográfico do biênio 2014-15
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v8i3.4056Palavras-chave:
Levantamento bibliográfico, comportamento do consumidor, opções analíticasResumo
Nos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPADs), promovidos pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) se encontram pessoas dedicadas a buscar novas descobertas científicas, assim como a disseminá-las. Isso torna seu acervo um campo muito rico para a construção de pensamento crítico no que tange ao alcance, às contribuições e às lacunas definidos pelas opções analíticas adotadas pela pesquisa acadêmica de Marketing no País. Apoiado em benchmark oriundo de periódico qualificado, o presente artigo descreve e analisa sete aspectos – tema do artigo, quantidade e afiliação dos autores, origem dos dados, objetivo da análise e citações - de amostra de 158 artigos da divisão de Marketing dos EnANPADs no biênio 2014-15. Dentre suas conclusões, ressalta-se a ênfase no tema Comportamento do Consumidor, e a concentração dos estudos em três escolas situadas no estado de São Paulo: Uninove, FGV-EAESP e USP. Ao final, críticas são tecidas a respeito, tais como o desinteresse pela exploração de temas em áreas de desenvolvimento muito contemporâneo e relevante - como Inovação, Tecnologia e Interatividade – e o baixo nível de interinstitucionalidade encontrado entre os autores da amostra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.