Produção científica em marketing nos EnANPADs: Levantamento bibliográfico do biênio 2014-15

Adriana Seixas Magalhães, Alyne Alves Andrade, Petrine Alves Monteiro Santa Ritta, José Luis Priosti Batista, Irene Raguenet Troccoli

Resumo


Nos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPADs), promovidos pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) se encontram pessoas dedicadas a buscar novas descobertas científicas, assim como a disseminá-las. Isso torna seu acervo um campo muito rico para a construção de pensamento crítico no que tange ao alcance, às contribuições e às lacunas definidos pelas opções analíticas adotadas pela pesquisa acadêmica de Marketing no País. Apoiado em benchmark oriundo de periódico qualificado, o presente artigo descreve e analisa sete aspectos – tema do artigo, quantidade e afiliação dos autores, origem dos dados, objetivo da análise e citações - de amostra de 158 artigos da divisão de Marketing dos EnANPADs no biênio 2014-15. Dentre suas conclusões, ressalta-se a ênfase no tema Comportamento do Consumidor, e a concentração dos estudos em três escolas situadas no estado de São Paulo: Uninove, FGV-EAESP e USP. Ao final, críticas são tecidas a respeito, tais como o desinteresse pela exploração de temas em áreas de desenvolvimento muito contemporâneo e relevante - como Inovação, Tecnologia e Interatividade – e o baixo nível de interinstitucionalidade encontrado entre os autores da amostra.


Palavras-chave


Levantamento Bibliográfico; Comportamento do Consumidor; Opções Analíticas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v8i3.4056

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ISSN: 2316-5537

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