Marketing scientific production in 2014-15 EnANPADs: a bibliographic survey

Authors

  • Adriana Seixas Magalhães Universidade Estácio de Sá
  • Alyne Alves Andrade Universidade Estácio de Sá
  • Petrine Alves Monteiro Santa Ritta Universidade Estácio de Sá
  • José Luis Priosti Batista Universidade Estácio de Sá
  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Professora de Marketing e de Metodologia da Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i3.4056

Keywords:

Bibliographic search, consumer behaviour, analytic options

Abstract

The authors in the meetings of the National Association of Postgraduate and Research in Administration (EnANPADs), promoted by the National Association of Postgraduate and Research in Administration (ANPAD), not only seek new scientific discoveries but are interessed in spreading them as well. This makes these researches a very rich field for a critical analysis of the reach, the benefits and the gaps of the analytical options of Brazilian academics in this field. Based on a benchmark, the present article describes and analyzes seven aspects - subject of the article, number and affiliation of the authors, data source, analysis objective and citations – from a sample of 158 articles of the Marketing Division of the 2014-15 EnANPADs. Among the findings, there is a strong emphasis on consumer behavior research, and the concentration of studies in three schools located in the state of São Paulo: Uninove, FGV-EAESP and USP. Criticisms are woven about the lack of interest in exploring themes in very contemporary and relevant areas of development - such as Innovation, Technology and Interactivity - and the low level of interinstitutionality found among the authors of the sample.

Author Biographies

Adriana Seixas Magalhães, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Gestão do Conhecimento/Administração pelo Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA) (2017). Graduada em Administração pela Pontifície Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (1990) e pós-graduada em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV-Rio) (2008). Atua como analista em ciência e tecnologia da Fundação Casa de Rui Barbosa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão de contratos.

Alyne Alves Andrade, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA), Certified Business Process Professional, Administradora de Empresas, pós-graduada em Planejamento e Administração de Recursos Humanos e em Comunicação, tem doze anos de experiência em programas de qualidade e está há oito anos voltada para Modelos de Gestão, Análise e Melhoria de Processos, Planejamento Estratégico e Sistemas de Medição do Desempenho Organizacional. Trabalha atualmente no Escritório de Projetos do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), onde dedica-se ao Planejamento Estratégico e ao Sistema de Medição do Desempenho Organizacional, paralelamente à gestão dos macroprocessos estratégicos do Departamento. Lê bem inglês e francês.

Petrine Alves Monteiro Santa Ritta, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA). MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Maurício de Nassau/2011. Curso de Extensão em Gerência de Projetos da Faculdade Maurício de Nassau/2010. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), 2008. Atua como professora de Comportamento do consumidor, Marketing, Gestão de Pessoas e Metodologia da Pesquisa Científica na Universidade Estácio de Sá.

José Luis Priosti Batista, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), pós-graduado em Gestão Empresarial Faculdade Integradas de Ourinhos (FIO), graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (1995). Atua na Secretaria de Estado da Educação e na Faculdade Estácio de Sá de Ourimhos. Tem experiência na área de Administração, como consultor de empresa na área estratégica, organizacional.

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Professora de Marketing e de Metodologia da Pesquisa

Doutora e mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professora titular do Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA), e membro do corpo editorial das revistas acadêmicas Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (RPCA) e Economia e Gestão (E&G). Atuou como analista sênior na Embratel durante 8 anos, nas áreas de Marketing Estratégico, de Planejamento Estratégico, e Financeira. Foi analista de agronegócios durante 23 anos da revista Agroanalysis no Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas, além de redatora e editora-assistente. Atualmente dirige sua pesquisa para Marketing de Serviço, para valores pessoais do cliente, e para metodologia da pesquisa com ênfase na abordagem qualitativa.

Published

2019-12-02

Issue

Section

Articles