Estímulos e Barreiras para a Promoção de uma Cultura da Inovação em uma Empresa Calçadista

Vânia Gisele Bessi, Gláucia Oberherr, Caroline Fernanda de Oliveira

Resumo


O objetivo desta pesquisa é identificar quais valores organizacionais podem ser caracterizados como estímulos ou barreiras para a inovação, na percepção dos profissionais da área de RH de uma empresa calçadista situada no Vale dos Sinos/RS. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo sido realizado um estudo de caso. Para a coleta de dados realizou-se o Inventário de Perfil de Valores Organizacionais – IPVO, proposto por Oliveira e Tamayo (2004), para identificar quais valores organizacionais estão presentes na empresa. Após, foi realizado um segundo questionário, a partir dos resultados do primeiro, para identificar, dentre os valores identificados quais podem ser tidos como estímulos ou barreiras à inovação na organização. Os resultados demonstram que a empresa é familiar e conservadora, e está em fase de reestruturação. Na percepção dos entrevistados, ainda não existe conhecimento claro sobre as mudanças. Por outro lado, em geral, os valores organizacionais presentes na organização foram considerados estímulos à inovação.


Palavras-chave


Cultura Organizacional; Valores Organizacionais; Competitividade Organizacional.

Texto completo:

PDF

Referências


.




DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v8i3.5150

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2316-5537

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000